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Domingo, 6 de Outubro de 2024 |
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Radar
Um Radar padrão de Controle de Tráfego Aéreo é composto na realidade de dois radares:
O Primário e o Secundário.
O radar primário é um radar capaz de detectar alvos de qualquer tipo.
Para isso ele tem um emissor de ondas de rádio de frequência muito elevada
(ordem de GigaHertz) e um receptor de mesma frequência. Através de uma antena
rotativa (como abaixo) ele emite pulsos de sinais e aguarda a recepção
do seu eco.
Usando equipamentos apropriados, os ecos são digitalizados e transformados num
ponto de radar (plot). Numa concepção básica o radar seria capaz de mostrar
tudo o que ele está captando neste ponto no chamado Video Bruto, que
geraria uma tela parecida com a imagem abaixo.
Além disso o radar primário também é capaz de gerar imagem de contorno de nuvens,
que é essencial para a segurança dos vôos. Certos tipos de nuvens, como os
Cúmulos Nimbus (Nuvens de Tempestade) podem ser extremamente perigosas
aos aviões.
O radar secundário só é capaz de captar sinais de alvos ativos, ou seja, de
aeronaves que contenham um Transponder. Através deste equipamento a
aeronave, ao receber o sinal do radar, emite um sinal de resposta que contém
algumas informações sobre ela mesma, como o seu Código SSR (Identificação do Vôo)
e sua altitude.
Um equipamento especial recebe os sinais enviados pelas aeronaves e gera também
um ponto de radar para cada alvo (neste caso chamado de plot secundário).
Essas informações são entregues a um processador especial de Rastreio e Correlação
capaz de sintetizar os plots primários e secundários e gerar uma única informação
de saída para cada alvo real. Através de filtros apropriados, os alvos fictícios,
tais como antenas, pássaros, nuvens, etc, são eliminados.
Esse sinal, já processado, torna-se totalmente digital, podendo ser enviado, até
mesmo via modem, às consoles radar, que permitirão a visualização de toda a gama
de sinais retiradas do radar.
Através de recursos especiais como Zoom, Deslocamento posicional, Régua de medida,
Correlação a planos de vôos cadastrados e outros, o operador conseguirá ver somente
os aviões que estiver controlando. Uma aeronave poderá ser vista como mostrado na
figura abaixo:
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