Quarta, 16 de Agosto de 2017




 Atalho para programa Java

Os programas que rodam em Java® normalmente são entregues empacotados num Arquivo .JAR.

Nas instalações Java mais modernas (>=1.5), quando não há a necessidade de passar parâmetros, basta dar um duplo-click no arquivo .jar, dentro de um file explorer para ele ser executado. No entanto quando isso não funcionar ou quando há a necessidade dos parâmetros, o conteúdo seguinte pode ser útil:


Para rodar este tipo de arquivo, além de ter o Software Java instalado na máquina, é necessário usar uma sintaxe própria para iniciar o programa, como abaixo:


java -jar programa_java.jar [parâmetros]


Na realidade, dispara-se uma instância da máquina java, passando como parâmetro o nome do arquivo .JAR que deverá ser executado.

Para colocar este simples comando dentro de um atalho, e deixá-lo disparável num ícone, a um simples clique, tem-se várias considerações a fazer:


A localização do java.exe:

Note que para simplesmente ter de digitar "java" na linha comando é necessário que o diretório onde está instalado o arquivo java.exe esteja no PATH (variável de ambiente que indica os vários diretórios onde o sistema operacional deverá procurar um programa para executar).

Se ele não estiver no PATH ou se não for possível "enxergar" o PATH (o que acontece normalmente num atalho) será necessário substituir o "java" pelo caminho completo de acesso ao java.exe.

Os pacotes de instalação dos Software Java atuais costumam instalar (no Windows®) o software no diretório "Arquivos de Programas" ou "Program Files", num subdiretório "java/jdk..." ou "java/jre...".

Desta forma para executar o programa seria necessário digitar, por exemplo:


c:\Arquivos de Programas\java\jre1.5.0_11\bin\java.exe -jar programa_java.jar [parâmetros]


Numa instalação bem feita a variável de ambiente JAVA_HOME estaria setada com o endereço base da máquina java. Então, se o comando "echo %JAVA_HOME%" apresentar o endereço de instalação do pacote (o que no exemplo acima seria "c:\Arquivos de Programas\java\jre1.5.0_11"), poderíamos substituir o comando de chamada por:


%JAVA_HOME%\bin\java.exe -jar programa_java.jar [parâmetros]


A localização do arquivo .JAR:

A sintaxe mostrada até agora só funcionaria se executada dentro do diretório onde está localizado o arquivo "programa_java.jar". Se ele não estiver (o que acontece num atalho), será necessário digitar o endereço completo do arquivo.

Aí entra outro problema. Se o seu arquivo .jar estiver num diretório formado com espaços em branco, como é o caso do "Documents and Settings", ele não poderá ser digitado diretamente. Como esse endereço é um parâmetro de programa, o espaço em branco é entendido como um separador de parâmetro, gerando erro. A solução é colocar entre aspas duplas (" ") este endereço, incluindo o nome do arquivo .jar. Por exemplo:


%JAVA_HOME%\bin\java.exe -jar "c:\Documents and Settings\alguem\prog\programa_java.jar" [parâmetros]


A criação do Atalho:

Finalmente para montar o atalho (no Windows®), é só seguir o passos:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre a área desejada a criar o Atalho (pano de fundo ou janela de Abrir/Explorar o menu). Clique sobre o item Novo e em seguida Atalho;
  • Na linha de comando digite o comando para disparar o seu aplicativo java da maneira mais completa possível (com endereço completo para acessar o java.exe e com endereço completo para acessar o seu arquivo de programa .jar). Use as recomendações já citadas;
  • Clique em Avançar e dê um nome para seu atalho. Este será o nome visível do atalho ao usuário final. Clique em concluir;
  • Como a máquina java é entendida como um comando de prompt, o ícone criado será deste tipo ( ). Caso queira personalizar o ícone, clique com o botão direito sobre ele e em seguida em propriedades. No botão "Alterar ícone" será possível trocar a imagem. Você terá de indicar um novo arquivo de ícone (.ico) ou biblioteca.

Observações:
  1. No Windows® os pacotes mais recentes do java (> 1.5), ao se instalarem, deixam disponível a auto-execução do arquivo .jar no Windows Explorer através do duplo-click sobre o mesmo. Isso facilita muito a execução do arquivo quando não é necessária a passagem de parâmetros.

  2. A distribuição .jar do seu programa em java pode conter dentro um arquivo de ícone (.ico) apropriado a seu programa. Só que o Windows não entende arquivos .jar. Por isso será necessário a extração manual desta imagem. Para abrir o arquivo, utilize um programa que abra arquivos .zip (renomeie o arquivo, se necessário). Ou, se o jdk estiver instalado, use o seguinte comando para expandir seu arquivo:

        jar xvf programa_java.jar

  3. Se o seu programa java for gráfico ele irá abrir uma segunda janela sobre aquela criada para o prompt de comando. Se a tela em modo texto não for necessária, será possível, no Windows®, trocar o java.exe do seu atalho para javaw.exe. Isso eliminará a janela adicional.

  4. Para criar o atalho ao seu programa no Windows® mais facilmente, utilize o nosso utilitário CriaAtalhoJar.

  5. O texto aqui foi feito especificamente para o Windows®, porém as idéias básicas de localização da máquina java, localização do programa .jar e método de criação do atalho pode ser extendidos ao outros Sistemas, como o Linux.



¤ Links Relacionados:
- O arquivo .JAR
- Veja nossos Utilitários em Java®
- Utilitário para Criar Atalho a arquivos .jar
Obtenha o Software Java


Gostou?   Compartilhe ou comente: