Sexta, 20 de Outubro de 2017




 Download de Arquivos

A maneira mais popular de se fazer Download de Arquivos na Internet é via HTTP, através do próprio navegador. É possível abaixar os mais diferentes tipos de arquivos e mídias:
  • imagens: .jpg, .gif, .bmp, etc;
  • sons: .mp3, .wav, .mid, etc;
  • vídeos: .mpg, .avi, .rmvb, etc
  • documentos: .doc, .xls, .txt;
  • pacotes: .zip, .rar, .jar, etc;
  • e vários outros.
Normalmente o arquivo é disponibilizado para download num simples link HTML, como o exemplo abaixo, que aponta para o logo do site:

http://www.cjdinfo.com.br/images/cjdinfo.gif

Ao clicar no link, se o tipo se arquivo a ser abaixado estiver associado a algum aplicativo, o arquivo descerá para a máquina no cache (diretório de armazenamento temporário) e será aberto por este aplicativo automaticamente.

Caso contrário será disponibilizado uma janela para selecionar o local de download, a menos que o local já esteja fixo, pré-definido.

É possível forçar o download para um determinado local, clicando sobre o Link com o botão direito do mouse e selecionando "Save target as ..." ou "Salvar destino como ... " ou "Salvar link como ... ".


Serviços de Armazenamento

Existem vários serviços de armazenamento de arquivos na Internet, como o Megaupload, o 4shared, o fileserve, etc.

Todos eles tem uma caracterísca comum para abaixar os arquivos: O Link liberado para o download do arquivo não aponta direto para o mesmo, como no exemplo acima e sim para uma página de download. Se o usuário for assinante (pago) poderá descer o arquivo imediatamente e numa alta taxa de descida. Caso contrário ele terá de esperar um tempo para iniciar o download e abaixar o arquivo numa taxa de descida menor (mais tempo para abaixar).

O verdadeiro endereço do arquivo não fica disponibilizado e portanto não dá para acessar o arquivo diretamente.


Gerador de Links

Este site tem um Utilitário que Gera Link para Download. Através dele o usuário indica um endereço (URL) e um link é criado, como no exemplo acima, para se forçar o download do arquivo, clicando sobre ele com o botão direito do mouse.

A função deste utilitário é abaixar arquivos que não tem link direto ou não tem opção de download por estarem associados a algum programa.

Por exemplo, é possível, visualizando o código fonte de uma página, descobrir o arquivo de estilo dela (.css), montar o seu link e abaixar o arquivo no local que se deseje.

É possível fazer o mesmo com arquivos de includes javascript (.js), com vídeos (.flv, .mpg, .avi, etc), com aplicativos em flash (.swf), etc.

Mas não é possível criar links para abaixar arquivos dos Serviços de Armazenamento citados acima. Como os links de download deles são das páginas e não dos arquivos, seria abaixado o código fonte da página e não o arquivo desejado!


Protetor de Links

O Protetor de Links é uma página que exige do usuário a digitação de algum dado (normalmente o número do celular) para então liberar o link de download.

Da mesma forma que os Serviços de Armazenamento, o link disponibilizado nestes casos aponta para a página e não para o arquivo. Então, também não é possível usar o Gerador de Links.

Mas aqui cabe uma observação com relação aos Links deste tipo de página. Em algumas existe um parâmetro em query-string, normalmente, "url", onde é encaminhado o link final para descer o arquivo desejado. Habitualmente este link é de algum Serviço de Armazenamento.

Por exemplo no link hipotético:

http://www.protetor_de_link.com.br?url=http://www.servico.com.br/...

O link para abaixar o arquivo é o que vem após o "url=". E, por ser de um Serviço de Armazenamento, também não é possível usar o Gerador de Links.

Em alguns casos o link que vem no parâmetro "url" está invertido (espelhado). É fácil reconhecê-lo pois ele sempre terminará com ":ptth" ("http:" ao contrário). Neste caso pode-se copiar o link para o nosso Utilitário Espelha String, invertê-lo e, em seguida, Abrir como URL.


Outras opções

Caso seja necessário fazer download de vários arquivos com links reais (não instalados em Serviços de Armazenamento) existem programas que facilitam essa operação. Um deles é o nosso Utilitário GetHttp. Este também permite o download de arquivos com sequenciais numéricos (como img001.jpg, img002.jpg, etc) automaticamente.


¤ Links Relacionados:
- Utilitário Gera Link para Download
- Utilitário Espelha String
- Utilitário GetHttp


Gostou?   Compartilhe ou comente: