Quinta, 17 de Agosto de 2017




 O DNS

O DNS (Domain Name System) é o sistema utilizado em rede digitais, como a Internet, para fazer a conversão de Nomes de servidores (domínios) em Endereços IPs e vice-versa.

Cada servidor ou máquina "plugada" em uma rede tem um endereço numérico associado, através do qual a comunicação poderá ser estabelecida. Este é o "Endereço IP" da máquiina. É como se fosse o seu "número de telefone".

Seguindo a mesma analogia, o DNS se comporta como o "Catálogo de Telefones", onde é possível pesquisar (DNS Lookup) o nome de alguém (servidor ou domínio) e encontrar o número do telefone (endereço IP).

Também é possível fazer a pesquisa reversa (reverse lookup), ou seja, dado o número de telefone (Endereço IP), encontra-se o Nome (servidor ou domínio).

Um prático exemplo desta conversão é o nosso Utilitário Conversor de DNS.

A Importância do DNS

Toda nova comunicação feita numa rede como a internet, começa com uma conversão de DNS. Por isso quando o DNS entra em colapso, a impressão que se tem é que a conexão da rede está muito lenta ou terminou (caiu!).

Isso tem acontecido muitas vezes em conexões de Banda Larga, como Speedy®, NET®, etc. Mas este problema pode ser facilmente resolvido. Basta trocar o serviço de DNS por um externo de confiança.

Abaixo temos os endereços IPs de dois serviços deste tipo: O Open DNS e o Google Public DNS:
Open DNS
208.67.222.222
208.67.220.220
Google Public DNS
8.8.8.8
8.8.4.4

Trocando o DNS

Para trocar o DNS, basta colocar ou substituir os endereços IP dos servidores de DNS da sua conexão com os do serviço desejado:

  • No Windows: (versão XP)



  • Vá no Painel de Controle, Conexões de Rede e clique com o botão direito do mouse sobre a conexão desejada. Clique em Propriedades.

    Selecione o item Protocolo TCP/IP e clique em Propriedades.

    Na aba geral, selecione a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS".

    Preencha os endereços IP dos servidores preferencial e alternativo com os endereços do serviço de DNS externo escolhido.

  • No Linux:


  • nameserver 208.67.222.222
    nameserver 208.67.220.220


    Com o usuário root ou via sudo edite, com um editor de texto plano (o vi é perfeito pra isso!), o arquivo /etc/resolv.conf. Altere os Endereços IP dos nameserver com os endereços do serviço de DNS externo escolhido.

    Segurança

    O DNS é um elemento crítico para a segurança da sua conexão. Se um DNS não for confiável ou estiver burlado ele poderá converter o nome de um domínio real para outro falso com o objetivo de, por exemplo, capturar dados do usuário.

    Por isso os serviços de DNS muitas vezes são alvos de ataques, que podem provocar a queda do DNS e atrapalhar toda a rede.

    Ao selecionar um Serviço de DNS, escolha um de confiança.


    ¤ Links Relacionados:
    - Utilitário Conversor de DNS


    Gostou?   Compartilhe ou comente: