Terça, 26 de Setembro de 2017




 Refrigerador

O refrigerador nada mais é do que uma "bomba" de calor. Um sistema de composto de vários tubos, preenchidos com fluido refrigerante (Gás com características termodinâmicas especiais), "bombeia" o calor de dentro do refrigerador (placa fria) para fora do mesmo (condensador).

Para isso ele utiliza o esquema básico visto abaixo:



O Compressor, formado normalmente por um motor elétrico que traciona uma bomba a pistão, comprime e impulsiona o fluído refrigerante através do condensador (aquela serpentina preta da parte de trás da geladeira).

O aumento da pressão provoca a condensação do fluido e a elevação da temperatura. O condensador tem a capacidade de dissipar para o ambiente este calor gerado.

Em seguida o fluido é impulsionado através do Tubo Capilar, que é um tubo cujo diamêtro interno se assemelha a de um fio de cabelo.

Após atravessar este tubo muito fino o fluído se expande (evapora) na tubulação do evaporador (a placa fria da geladeira, onde se forma o gelo).

Devido a característica termodinâmica do fluido, na expansão ele absorve calor do ambiente, reduzindo a temperatura e esfriando a placa fria.

Ao sair do evaporador, o fluido entra novamente no compressor, reiniciando o ciclo.

Para manter a temperatura dentro de uma faixa determinada, utiliza-se um termostato (interruptor elétrico controlado por temperatura) para controlar o acionamento do motor do compressor.

Nos sistemas com degelo automático o termostato, ao desligar o motor do compressor, aciona resistências elétricas existentes na placa fria do refrigerador. Isso faz com que o gelo criado derreta e corra por canaleta apropriada, onde será evaporado com o calor do próprio condensador ou compressor.

Nos sistemas Frost Free, a placa fria não fica do lado interno do refrigerador e sim dentro das paredes do mesmo. Um sistema de ventiladores faz o ar circular sobre a mesma, refrigerando a parte interna. Nestes novos sistemas o condensador não fica na parte traseira do refrigerador e sim distribuído pelas paredes do mesmo.


¤ Links Relacionados:
- Conheça o funcionamento de um Termostato


Gostou?   Compartilhe ou comente: