Quinta, 17 de Agosto de 2017




 Economia de Energia Elétrica

Esta publicação foi feita originalmente por causa do racionamento de Energia Elétrica imposto pelo governo há alguns anos atrás.

Hoje é fundamental que todos participem na economia de energia, de água, etc. O planeta agradece! E nós estamos fazendo a nossa parte.

Existem várias maneiras de economizar energia elétrica. Aqui vão algumas dicas:
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural. Mantenha as Janelas abertas ou fechadas somente com o vidro durante todo o dia. Não feche as cortinas. Se a luz da Janela interfere no monitor ou televisão, opte por alterar a posição dos móveis para não ter de fechar a Janela e acender a Luz.
  • Ao sair de um ambiente, apague as luzes. Evite deixar televisão, rádio ou outro equipamento ligado à toa. Prefira o fogão a Gás no lugar do Elétrico ou Microondas.
  • Mediante o possível, substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Atualmente existem lâmpadas fluorescentes compactas de fácil instalação. Elas encaixam-se nos mesmos bocais das lâmpadas incandescentes normais. Custam mais, porém consomem muito menos energia para a mesma iluminação e, de acordo com os fabricantes, duram mais.
  • O chuveiro elétrico é o maior consumidor de energia elétrica em uma residência normal. Utilize-o da forma mais econômica possível. Não tome banhos demorados. Se tiver de escolher um chuveiro novo verifique a potência do mesmo. Hoje em dia os chuveiros podem consumir, na temperatura do inverno, desde 4400W até mais de 6000W. Para potências menores basta abrir menos a registro para ter água mais quente.
  • Torneiras elétricas e aquecedores para lavatórios ou bides seguem a mesma regra dos chuveiros. Use com moderação.
  • Evite ficar abrindo e fechando a porta da Geladeira constantemente. No inverno, com temperaturas menores, não é necessário manter o regulador de temperatura da Geladeira no máximo. Regule-o para um valor suficiente. Normalmente, numa escala graduada, entre 2 ou 3.
  • Evite secar roupas atrás da Geladeira. Se não tiver alternativa, evite sobrecarregar com várias camadas de roupas. E assim que a roupa secar, retire-a. O condensador, localizado na parte traseira da Geladeira tem a finalidade de dissipar para o ambiente o calor retirado do interior da mesma. Quanto mais obstáculos forem colocados no condensador, mais tempo o motor terá de trabalhar para resfriar o interior até a temperatura desejada. E com isso, consumirá mais energia. Veja aqui o funcionamento básico de um refrigerador.
  • Aparelhos eletrônicos que trabalham com controle remoto (como TV, aparelho de som, video cassete, dvd, etc) ou tem fonte externa (Alguns tipos de impressora, modem externo, recarregador de celular, eliminadores de pilhas em geral, etc), mesmo desligados, estão consumindo energia. É pouco, mas se um aparelho que consome apenas 1W fica sempre ligado(regime 24x7), representará no final de um mês 0,720 KWh (1x24x30). Vários aparelhos neste estado somados, podem dar uma grande diferença na conta mensal. Tire esse aparelhos da tomada, quando não estiver usando.


¤ Links Relacionados:
- Padrão de Tomadas Elétricas
- Paralelo e intermediário


Gostou?   Compartilhe ou comente: